E-Book Gratuito: Caligrafia dos Espíritos
A leitura é um instrumento de libertação. A partir dela, podemos entender o que nos rodeia e nos comunicar com as outras pessoas.
Entendendo o significado das palavras, podemos perceber o mundo como ele de fato é, e percebê-lo pela ótica das outras pessoas.
Seja ficção ou fantasia, a leitura nos faz pensar, refletir, filosofar. Uma premissa importante para irmos além.
A caligrafia é um importante recurso para as crianças, por estimulá-las a contornar curvas, traçar retas, na construção de algo que tem significado, uma letra.
Essa letra tem a inicial de seu próprio nominho, o nome da mamãe, do papai, da vovó e do vovô. Desperta sentimento.
A letra forma nomes, identifica a todos nós, as coisas que há no mundo, e além dele.
Na pergunta 23 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores: “Que é o Espírito?” e eles respondem: “O princípio inteligente do Universo.“
O espírito não é algo palpável, e para alguns, não se pode ver, nem tocar, nem se expressar pelos sentimentos da maioria, não deve existir.
Os espíritos continuam “mas o nada é coisa alguma, e o nada não existe.”
Então, o espírito, sendo ser pensante, nos faz lembrar René Descartes, pai do método dedutivo, racionalismo e geometria analítica: “Cogito ergo sum” em latim “je pense, donc je suis” traduzindo do francês, “Penso, logo existo” ou “Penso, portando sou”.
Descartes chega a esta conclusão inquietando-se sobre os conceitos das ideias e da inteligência. O que diferencia a inteligência de uns é a maneira como a utilizamos.
A leitura e a escrita são formas de estimular crianças a encontrar e a lidar com os significados das coisas, com o conhecimento, e com a sua própria inteligência.
Ao entrar em contato com as letras, a criança aprende a formar palavras e fazer perguntas.
As palavras começam a ter significado e elas querem saber mais.
Nem sempre estaremos ao seu lado, mas teremos feito algo extremamente importante para esses espíritos recém encarnados na Terra.
Entregamos-lhes o nosso tempo, mas não como entregamos um brinquedo, que irá perder interesse algum dia ou irá quebrar-se.
Entregamos como um alimento, importante, necessário. Que irá se transformar em energia necessária à sua existência.
O alimento material é energia para a vida corporal, mas a relação que fazemos com nosso tempo é como energia fluídica, espiritual.
Compartilhar tempo estimulando ludicidade, carinho e conhecimento vai muito além. Envolve despertar e reciprocidade.
“O Espírito é sinônimo de inteligência?” perguntou Kardec.
Os espíritos superiores responderam: “A inteligência é um atributo essencial do Espírito…”
Dessa maneira, precisamos estimular a inteligência dos pequenos, mesmo que nos exija desse recurso tão precioso que é o nosso tempo.
Pois, como diz André Luiz “Os pais respondem espiritualmente, como cicerones dos que ressurgem no educandário da carne.”
Pensando nisso, a Folhinha Espírita te oferece um “estímulo” às mamães, papais, vovós, vovôs, evangelizadores e adultos em geral.
Baixe Agora o E-Book Gratuito “Caligrafia dos Espíritos”.
Indicado a todas as crianças que estão aprendendo a ler e escrever, o E-Book incentiva a criança para o aprendizado das letras do alfabeto e estimula a escrita, descobrindo temas e personagens espíritas.
Por Ala Mitchell.
Deixe um comentário